ATELIER ANA CASTRO
pintura manual e estampas exclusivas
Um ateliê de criação e desenvolvimento de estampas exclusivas para roupas e peças de decoração, coordenado por Ana Cristina Monteiro de Castro.
 
Localizado no Rio de Janeiro, além de sua produção principal de estamparia manual e impressa, o ateliê vem desenvolvendo alguns acessórios de moda e decoração.

ANA CRISTINA MONTEIRO DE CASTRO 

Designer formada pela Escola Superior de Desenho Industrial — Esdi/Uerj, iniciou sua carreira no Metrô, Cia do Metropolitano do Rio de Janeiro, em projetos de sinalização e mobiliário das estações. Em 1984, foi contratada como designer pela Maria Bonita, grife de moda feminina, e durante oito anos foi responsável pelo desenvolvimento de logos, embalagens, design de joias, books, impressos, estamparia manual e industrial. Em 1992 montou seu ateliê de pintura manual em tecido e desde então vem trabalhando com produção de pintura para diversas grifes e desenvolvendo coleções próprias.

Em 2004 seu interesse em projetos sociais a levou para o Complexo da Maré, onde iniciou a formação de jovens para sua equipe produtiva que, por quatro anos, desenvolveu estampas exclusivas e pintura em tecido para várias grifes de moda feminina e construiu importantes parcerias que deram reconhecimento ao trabalho desses jovens e permitiram oportunidades de participação em feiras, semanas de moda, desfiles, cursos profissionalizantes e emprego.

Desde 2009 vem trabalhando em vários projetos, alguns com parceiros como Sebrae, no Projeto Cabedal de Criadores — Sebrae Amazônia ou Brasil Social Chic, no Ethical Fashion Show de Paris, e com antigos clientes que mantêm seu foco em moda, estamparia e pintura em tecido para moda e decoração.

Desenvolveu figurinos para duas peças de teatro: Rosa, em 2011 e Doze homens e uma sentença, em 2013, frutos de sua parceria com Ana Elisa Paz e, em 2017, coordenou a produção dos 300 bonecos criados por Fernando Melo para a encenação de Grande sertão: veredas, dirigida por Bia Lessa.

 De 2014 a 2016 coordenou a área de design de produto, do projeto Rio Ecosol da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário — Sedes, Prefeitura do Rio de Janeiro, atuando em diversas comunidades como Maré, Alemão, Dona Marta, Morro da Coroa, Cidade de Deus, Macacos, Palmares, entre outros.

A partir de então, seus projetos procuram incluir a participação dessas comunidades em parceria iniciada em 2017 com oInstituto E. Iniciativa que conta com vários apoios, Osklen, Food Forum, Green People e Janeiro Hotel são alguns desses exemplos.

A busca por moda ética e sustentável é pilar importante no desenvolvimento de suas coleções e produções atuais.

 

©2015-2020 Ana Cristina Monteiro de Castro, Rio de Janeiro, Brasil | Danowski Design

loja_icone.png
  • Facebook
  • Instagram